quarta-feira, 8 de maio de 2013

Gatekeeper

Gatekeeper, termo que apareceu em 1947, nos EUA, no ramo da psicologia. Só nos anos 50, o termo foi aplicado na área do jornalismo, por David Manning. Este fez um estudo do fluxo de notícias numa redação, tendo concluído que poucas delas eram escolhidas e publicadas. Manning verificou que a escolha das notícias era de forma subjetiva e arbitrária, sendo que algumas notícias não eram lançadas por falta de espaço, outras porque eram repetidas e algumas porque a notícia já não era atual.
Gatekeeper, que traduzido para português significa porteiro, a função deste, é filtrar uma notícia, ou seja, é este quem decide se a notícia é divulgada ou bloqueada. Assim sendo, o gatekeeper tem o poder de decisão sobre a publicação de uma notícia, sendo ele a analisar a relevância e a importância do facto. 
O termo estará sempre presente no nosso quotidiano, pois é necessário alguém que desempenhe esta função; que seleccione as notícias que serão ou não publicadas.Por isso, ouvimos muitas vezes dizer que as notícias são como são porque o jornalista assim as determina. Esta frase é bem real, pois por vezes vemos que se dá demasiado destaque a algumas notícias, que permanecem em manchete durante vários dias, quase sem dar lugar a novas notícias. No entanto, na minha opinião, a função destes diminuiu, pois hoje em dia podemos procurar na Internet as notícias que queremos ler e por isso não estamos apenas restritos ao que vemos na televisão, ou lemos num jornal.  


Por Ana Coelho

Sem comentários:

Enviar um comentário

Projeto C:omunicação

Deixe aqui a sua opinião!